Subdefensoria-Geral

Subdefensoria-Geral

Coord. Desenvolvimento Institucional

CDI
Câmaras de Estudos
Cededica

SPGF

Diretoria de Finanças, Pagto e Contabilidade

Informativo
Formulários

Dir. Patrimônio e Almoxarifado

Normas | Procedimentos

Informática - STI

Manuais

Projetos e Convênios – CooProC

QUEM SOMOS

 

A Coordenadoria de Projetos e Convênios - CooProC - foi regulamentada por meio da Deliberação nº 110/2019 e tem por finalidade prestar apoio aos órgãos de execução da Defensoria Pública na elaboração, captação de recursos, monitoramento e prestação de contas de Convênios e Termos de Parceria, firmados com entes das esferas Federal, Estadual e Municipal, sendo responsável pela guarda documental desses convênios e pelos procedimentos de ajustes e correções necessárias no decorrer da execução, dentre outros. Possui ainda a atribuição de auxiliar na elaboração de projetos, programas e ações desenvolvidos pela DPMG e devido monitoramento. Também é responsável pela execução de projetos estruturadores.

A Resolução 120/2016 criou a Subcoordenadoria de Convênios e Parcerias e a Subcoordenadoria de Projetos, vinculadas à CooProc, conforme ainda o disposto na Resolução 089/2017.

A Subcoordenadoria de Convênios e Parcerias tem, como atribuições, captar, formalizar, gerir e prestar contas do Convênios da Defensoria Pública de Minas Gerais, bem como celebrar termos de cooperação técnica com parceiros para melhoria dos serviços prestados pela Instituição.

Já as atribuições da Subcoordenadoria de Projetos, conforme disposto na Resolução 120/2016, consistem em gerenciar a carteira de projetos, propor a regulamentação, padronização e atualização da gestão de projetos, zelando pela sua observância; promover o intercâmbio de ideias, incentivando boas práticas e execução, publicitar o banco de projetos/ações/programas da Defensoria Pública.

Coordenadora: defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser

EquipeMarise Alves Ferreira | Walisson de Souza | Davidson Evangelista Moreira | Cintia Costa

Contato: Rua dos Guajajaras, nº 1.707, 8º andar

Barro Preto – Belo Horizonte-MG-CEP 30180-099

E-mailEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Telefone: (31) 3526-0321 | 0399 

 

 cooproc.jpg   relatorio1   relatorio

 

 

PROJETOS

Formulários:

1)Termo de Abertura de Projetos - TAP (formato Word)

2)Termo de Encerramento de Projetos (formato Word)

portfolio

 

 

 

 

 

PARCERIAS

Acordo de Cooperação Técnica – ACT

  • DefiniçãoO Acordo de Cooperação Técnica é um dos instrumentos utilizados pelo Poder Público para se associar com outras entidades públicas ou com entidades privadas. A cooperação possui natureza semelhante à dos convênios, porém, ao contrário destes, não envolve o repasse de recursos financeiros. Os partícipes do Acordo de Cooperação possuem objetivos e interesses comuns e buscam a mútua colaboração em prol de um resultado comum.
  • Formulários/Modelos

Solicitação de Aditamento (em 03/01/2018)

Solicitação de Celebração (em 03/01/2018)

setinha da aba cooproc ACT 

 

SUSFÁCIL 

Memorando com o passo a passo para acesso às informações SUSFÁCIL e o contato das Centrais de Regulação da SES.

Memorando Circular nº 03/2022 - CooProC - Manifestação de interesse ao acesso às informações do sistema SUSFácilMG

Relação de unidades da DPMG e defensores com atuação na área da saúde (atualizada em 10/05/2022)

Relação das Centrais de Regulação (13/08/2021)

 

MEMORANDOS

 

image Memorando Circular nº 02/2023 - Orientações sobre o "Mutirão das Famílias - 2023"

 

** Coordenadoria de Família e Sucessões de Belo Horizonte é responsável pelo cadastro de defensoras e defensores públicos. Solicitações pelos emails:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  e Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Telefones de contato: 31 3526-0522 e 0524

CONVÊNIOS

Definição

  • No âmbito federal: Portaria Interministerial nº 507, de 24 de novembro de 2011 |Art. 1º - Inciso VI

Acordo ou ajuste que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e tenha como partícipe, de um lado, órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, e, de outro lado, órgão ou entidade da administração pública estadual, do Distrito Federal ou municipal, direta ou indireta, consórcios públicos, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando à execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação.

  • No âmbito estadual: Decreto Nº 43.635, de 17 de setembro de 2010 |Art. 1º

A transferência de recursos por órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, para órgãos e entidades de qualquer nível de governo, ou para instituições privadas, objetivando a realização de programas de trabalho ou de outros eventos com duração certa, será efetivada mediante a celebração de convênio, nos termos deste Decreto, observada a legislação em vigor.

  • Convênio de Estágio: Lei 11.788, de 25 DE SETEMBRO DE 2008.

O convênio de estágio é aquele firmado entre a DPMG e as instituições de ensino para concessão de estágio nas dependências da instituição.

De acordo com o art. 1º da Lei 11.788/08, estágio “ é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

 

Convênios vigentes

  • Faculdades (atualizado em 24/01/2023) >> veja aqui

 


0e79344e-9806-4d1c-b819-aa37ccca9c2e

 

 

CARTILHAS 

 

Acesse aqui a página Cartilhas